Sindicalize-se, Acesso ao Sindicalizado...

Campanha de Solidariedade

O SINFARCE divulga e solicita a todos que ajudem na campanha de solidariedade ao amigo Rômulo Davis Alcântara. Ele e farmacêutico e portador de esclerótica lateral amiotrofica (ELA).

Precisamos aderir e ajudar adquirindo a camisa de um evento beneficente que ocorrerá no dia 04.05.13, em Fortaleza.Aguardamos todos lá.
Para maiores informações, o convite em anexo e falar com Leandro Sernache (85 88994671).

 

RÔMULO DAVIS OLIVEIRA DE ALCÂNTARA, filho de José Pedro de Alcântara (Zé Pedro) e Maria Oliveira de Alcântara (Mariazinha ), é portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e precisa da sua ajuda.
ELA é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores, as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos, com a sensibilidade preservada e que incapacita o portador à medida que avança. A pessoa sente dificuldades de se locomover, comer, falar; perde habilidade dos movimentos, inclusive das próprias mãos, não consegue ficar de pé por muito tempo pois a doença acaba por afetar toda a musculatura. Como a doença não afeta as suas capacidades intelectuais, o paciente percebe tudo que acontece a sua volta, vivencia, por isso, lucidamente a doença e a sua progressão, havendo porém dificuldades de comunicação com outras pessoas, caso já exista comprometimento dos músculos da fala.
RÔMULO é formado em Farmácia pela UFC (Universidade Federal do Ceará), nasceu em 11 de setembro de 1975 e é natural de Fortaleza, Ceará. Após formar-se em 2000, decidiu morar na cidade de São Paulo buscando, assim como muitos, vencer na vida através do seu trabalho. Lá conheceu sua esposa, casou-se e passou a dedicar-se de corpo e alma ao seu ofício e família. Em agosto de 2006, precisou quebrar uma ampola de injeção e não conseguiu, pois lhe faltou a força necessária. Foi ao médico, momento em que recebeu diagnóstico de tão terrível doença. Deste momento em diante, Rômulo tem lutado para manter-se vivo e saudável na medida do possível. Mas, esta é uma doença implacável e após quase 7 anos de luta, Rômulo encontra-se quase completamente paralisado e somente sorri e pisca os olhos.
A COMUNICAÇÃO neste momento é o problema que mais aflige Rômulo e seus familiares, vez que, não consegue mais falar e expressar o que está sentindo. Já existem computadores e softwares capazes de identificar através do movimento dos olhos do paciente o que ele precisa. No entanto, ainda é uma tecnologia muito cara para a realidade da maioria dos portadores desta doença. RÔMULO já fez testes com este computador e conseguiu comunicar-se, o que trouxe esperança e alegria à sua vida. Porém, o computador mais barato custa em torno de R$ 26.000,00, valor pelo qual não tem condição de pagar.
Pedimos sua ajuda para que RÔMULO possa se comunicar novamente e viver com um pouco mais de conforto e alegria.
Caso queira ajudar, favor depositar na Conta de:
Maria Oliveira de Alcântara (mãe de Rômulo)
Banco do Brasil
Agência: 2812-6
Conta: 64.569-9
Poupança Variação: 61

Exercite a solidariedade!